quarta-feira, 2 de março de 2011

Even a thousand miles,

                             can't keep us apart, cause my heart is wherever you are!

Para a física ela é o espaço entre dois pontos definidos. Para a gramática, um substantivo concreto, palavra paroxitona. Para o poeta, é a diferença entre o gorjear dos passaros, entre as estrelas do céu e entre os amores da vida.

Mas afinal, o que é a distância?

Convivemos com ela durante toda a vida, e mesmo com tanta convivência, ela sempre nos surpreende em algum momento. Nos deixa frágeis, e até os mais fortes não conseguem conter as lágrimas.

Se essa história fosse um conto de fadas, a distância daria uma bela de uma bruxa malvada. Como aquelas que espirram veneno pelos olhos, transformam tudo em pedra e em sapos asqueirosos.

Porque ser transformado em um sapo pode ser muito ruim, mas não há dor maior do que ficar longe daqueles que amamos. Não há castigo maior que acordar com uma saudade angustiante e não saber o que fazer para curá-la.

E não importa o quanto lutamos contra essa vilã maldosa, ela sempre está lá, a espreita, para nos lembrar que nada é eterno ou imutável. E assim a história continua, entre encontros e desencontros, lutas vencidas e batalhas perdidas.

Até que, bom... se estamos criando um enredo, deve haver um clímax. E nesse clímax, nosso amigo Einstein, vestido do mago Merlin, entra em cena e muda totalmente o destino da bruxa má.

Ele diz: _ Se até o tempo é relativo, meus caros, o que é uma distâcia terrestre em se comparando com o universo?

E dessa forma, a nossa bruxinha é reduzida a nada mais que uma pedra no meio do caminho. E o que fazemos com as pedras no meio do caminho? Nós desviamos.

E quando desviamos da dor da distância, percebemos que nada pode nos separar aquilo que não quer se separar. Os sentimentos unem muito mais que uma convivência diária. Três palavras ao telefone podem significar muito mais que uma semana inteira de diálogos frente a frente. Uma simples mensagem de texto é o suficiente para manter uma amizade acesa e forte.

Assim pipocos, tomemos o controle dos nossos próprios enredos e façamos dessa bruxa má uma simples pedrinha no caminho, ou até menos! Porque se não somos nós os poderosos autores, diretores e protagonistas das nossas vidas, quem mais poderia ser?

Einstein? Acho que não. Já basta eu ter posto ele de Merlin nessa.

Lívia C.B.
para 49ª edição opinativa do Projeto Bloínquês.

9 comentários:

Naty Araújo disse...

Vc mandou bem, querida.
Usou tudo o que eu queria num argumento, numa estrutura beeeeem opinativa mesmo.

Isso pq vc acha que não tá lá essas coisas, hein?!

Confira lá sua nota.

Beijão. Saudades de ti

Ana Stiehl disse...

Opa, muito bom! ;)
Achei que mereceu ganhar, parabéns.

Lívia disse...

Obrigada Naty, adorei a nota e o primeiro lugar! beeeijo :*

E Anaa, obrigada! volte sempre ao pulodepipoca ok? bjoo

Poetinha Feia disse...

Olá! Estou estreando aqui no blog! E fiquei muito encantada com as palavras que li.

A pior distância, para mim, é aquela que sentimos quando a pessoa está ao nosso lado.

Até mais,

Anônimo disse...

ótimo texto
parabens

http://rgqueen.blogspot.com/

Fernanda Pessanha disse...

Vim parar aqui por causa do seu link do twitter, e olha que estou muito feliz de ter clicado. Os dois textos que eu li até agora estão ótimos, e por isso estou te seguindo! Adoro textos opinativos mas sem toda a burocracia da dissertação!

Melissa Severo disse...

Olá Lívia!
Adorei seu texto, ótimo como sempre!Eu sei que esse texto é sobre nossa amizade(nhananhã), ah amiga sinto mto sua falta, mas ao mesmo tempo em que parecemos distantes, parece que estamos mais proximas do que NUNCA!Vc está sempre cmg e eu sempre com vc.
TE AMO MUITO, sempre conta cmg tá?
Eu vou sempre ligar para vc, seja para chorar ou para pedir ajuda na redação...

Always,

Beijos

Lívia disse...

Poetinha, Roberta, Fernanda, vcs são umas fofas!
Muito obrigada mesmo, espero vcs sempre por aqui! Bjs

Lívia disse...

Mel, nem sei o que dizer, é saudade que não acaba mais! :'(

Estaremos sempre juntas, pode vir a distância que for, não tenho medo de bruxas malvadas, haha

Fica bem tá?
Beiijos :*