terça-feira, 25 de janeiro de 2011

#doepalavras

Este post é para 28ª Edição Cartas do Projeto Bloinquês. Achei muito interessante a ideia do Instituto Mário Penna, o Doe Palavras. Escreva um tweet de incentivo aos pacientes de câncer do instituto, no final digite #doepalavras, e a mensagem aparecerá direto na televisão do hospital.

Aqui vai a carta :)

Olá,

Eu não conheço o senhor, a senhora, você. Não sei se falo à uma criança, à um adulto ou idoso, à um homem ou à uma mulher. Só sei da sua luta contra o câncer, em favor da vida.

Quando em penso em câncer cientificamente; células que vão contra as regras biológicas, funcionando de maneira diferente e prejudicial; eu não tenho medo.

Talvez eu não tenha medo porque eu nunca tive uma doença que realmente ameaçasse a minha vida. Ou talvez porque eu tenha conhecido inúmeras pessoas que tiveram câncer, e superaram o câncer de maneira admirável, me impressionando com a sua força e coragem.

Mas creio que o verdadeiro motivo que eu tenho para não temer o câncer, é que vejo inúmeros outros cânceres, na vida de pessoas ditas saudáveis, que são bem piores que as células que não funcionam corretamente, e que o tratamento que elas implicam.

Eu costumo chamá-los de cânceres d’alma. São os comportamentos, sentimentos, pensamentos que destroem a felicidade. Que afastam de nós as pessoas que nos amam, que nos impedem de amar, de querer viver. O egoísmo, a ganância, a vaidade exagerada, a intolerância, a falta de compaixão, a indiferença, o ódio.

Porque a vida não é feita apenas das células que compõem o nosso corpo. A vida é sentimento, é amor, é sorriso. Antes lutarmos em favor das nossas vidas, com esperança, fé, e com a ajuda de todos aqueles que nos querem bem, que perdermos toda a vontade de viver, morrendo por dentro e vivendo por fora.

Espero que você lute muito em favor da sua vida, e que nunca deixe um câncer da desesperança invadir a sua alma, porque com certeza há pessoas que te amam muito, que torcem por você, e que lutam ao seu lado. E você é privilegiado por isso. Quantos já desistiram de viver, antes mesmo de ter contra o que lutar?

Lute, vença, viva! Viva cada segundo, porque você tem a chance de respirar, de enxergar, escutar, você tem a chance de amar! Você sabe o quão a sua vida é valiosa e nunca vai desistir. Viver é isso.

E quando toda essa tempestade passar, você vai estar mais forte, mais completo, e muito mais feliz que antes. E com certeza nunca vai deixar que os cânceres d’alma se aproximem de você, porque esses sim nós devemos temer.

Carinhosamente, Lívia C.B.

3 comentários:

Taynná disse...

Muito linda sua carta, certamente ela faria muito feliz quem a recebesse!!
Muito obrigada por sua participação na edição, obrigada por sentir de fato tudo que você falou.
Foi um prazer ler seu texto porque ele me emocionou, me fez refletir sobre a vida.
Parabéns!

Lívia disse...

Obrigada! Escrevi com muito carinho! Fiquei lisonjeada por ter vencido logo na primeira vez que participo do projeto, com certeza vcs me verão sempre por lá! Obrigada meeeesmo!
bjs

Karyne Carmo disse...

Parabéns, sua carta me emocionou.
Seguindo *-*