domingo, 9 de janeiro de 2011

Corda bamba


A vida é assim. Vivemos tentando acreditar que somos fortes, resistentes, que nada pode nos abalar.

Muitas vezes até conseguimos passar por obstáculos sem rolar ladeira a baixo. Nos mantemos firmes, cabeça erguida. Lágrimas vem, lágrimas vão, mas sempre nos sustentamos nesse corda bamba imaginária, desequilibramos, mas quase nunca caimos.

“Quase”, porque há momentos na vida em que nada consegue nos sustentar.

E esses momentos são desesperadores não porque caímos ou choramos, mas porque percebemos o quanto somos frágeis. Percebemos que as despedidas, as traições, as decepções, nos abalam muito mais do que imaginávamos. E por fim, concluímos que a vida é assim, uma tentativa falha, a busca de uma força que não existe de fato.

Somos fracos, somos dependentes, carentes, mas conseguimos passar por cima disso tudo a maior parte do tempo. Essa é a nossa força. Porque ser forte não é sair ileso de todos os conflitos, mas saber curar os próprios machucados! Ser forte não é nunca chorar, mas saber a hora de findar as lágrimas.

Porque a força que procuramos, absoluta, inabalável, não existe, mas a simples busca por ela nos trás o que temos na realidade: Uma infinita força de superação.

E é essa força que nos move, dia após dia. Ela que nos faz sair da cama, mesmo depois de uma péssima noite de sono. Ela que nos faz levantar depois de um tombo ou acreditar depois de uma desilusão.

E é ela que nos torna o que somos, seres imperfeitos, fracos mas cheios de sonhos e esperanças.

Sejamos fortes, porém saibamos aceitar os momentos de fraqueza, mais que isso, saibamos voltar a ser fortes novamente. A vida é assim.

Lívia C. B.

Nenhum comentário: