terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mulheres e Encantos


                    A mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto. Coelho Neto

Segundo o escritor parnasiano, mulheres são enigmas a serem decifrados. Segundo a medicina, mulheres são indivíduos de anatomia complicada e fisiologia ainda mais complicada. Segundo a psicologia, mulheres são criaturas de mentes confusas e comportamentos imprevisíveis.

Até mesmo as próprias se vêem como a personificação da confusão e da complicação. Não é fácil ser mulher, e todos já ouvimos aquelas velhas justificativas clichês para esse fato: Depilação, menstruação, cólica, gravidez, parto, enfim.

Sim, os clichês são totalmente válidos, mas não são eles que justificam realmente as dificuldades de uma mulher. A maior fragilidade dessas criaturas complicadas são os seus sentimentos, a extrema confiança no sexo oposto, a necessidade de justificar por si mesma o erro dos outros, a grande facilidade de se envolver emocionalmente e a gigantesca dificuldade de não se importar com quem merece a indiferença.

Mulheres vivem em extremos. Ora são muito seguras, ora são inseguras demais. As vezes confiam tanto a ponto de se decepcionarem, outras vezes confiam tão pouco que se sufocam com o próprio ciúme. O bom humor delas é contagiante, o mau humor, sai de perto! Podem ser muito, muito carinhosas quando amam, mas extremamente rancorosas e maldosas quando odeiam. Aliás, a linha entre amor e ódio é bastante tênue.

É muito difícil encontrar uma mulher totalmente equilibrada, que não viva pelo menos um exemplo de extremos em sua vida. Assim como é quase impossível encontrar uma mulher que não tenha sofrido por um homem que não merecia um pingo de seu amor. Esta aí outra das fragilidades femininas, a imensa capacidade de se apaixonar pelo cara errado, e sofrer.

É difícil viver nessa eterna confusão de sentimentos, é difícil ser instintivamente protetora, é difícil se preocupar com mil e uma coisas ao mesmo tempo, é difícil ter que se preocupar com a beleza ao mesmo tempo em que se preocupa com mil coisas ao mesmo tempo.

Mas sabe de uma coisa? Talvez as fragilidades femininas sejam aquilo que realmente as tornam especiais. Porque essas fraquezas de certo modo são pequenas consequências das maiores qualidades de uma mulher. A capacidade de se entregar, de sonhar, de amar, de viver tudo intensamente. Intensa... É um adjetivo que definiria bem qualquer mulher.

Nunca acreditei nessa história de que homens e mulheres podem ser classificados e tachados por características específicas e imutáveis. Acredito que cada ser humano é único independentemente do sexo. Mas acredito sim que as mulheres são verdadeiros enigmas a serem decifrados. Não há como negar, entre os dois gêneros, elas são as mais imprevisíveis.

Acredito que o maior privilégio de uma mulher é ter em sua vida um homem afetuoso a decifrá-la pacientemente, um pouquinho a cada dia. E por fim, acredito que a maior felicidade de um homem é ter uma mulher complicadinha ao seu lado, com toda a sua capacidade de viver intensamente e principalmente, com todos os seus encantos.

Lívia C.B.

2 comentários:

Cachola Literária disse...

Olá,Lívia.Essa é minha primeira visita ao blog.Vi seu link no grupo Blokutando no Facebook e resolvi vir conhecê-lo.Adorei seu blog e já estou lhe seguindo.Seu blog é muito bem organizado e suas postagens muito bem elaboradas.Parabéns pelo magnífico texto! Te convido a conhecer meu blog e segui-lo também.Aguardo sua visitinha!
Bjs!
Zilda Mara
@ZildaPeixoto
http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

francine c. disse...

No fim das contas, somos infinitamente mais complicadas, imprevisíveis, intensas e todos esses adjetivos citados no texto. E o fato de sermos assim é o que deixa relação homem x mulher em equilíbrio. Imagine o tédio que seria se fossemos práticas em tudo, como os homens (tentam ser) são? Achei interessante que no seu texto mostra que as mulheres não são perfeitas - longe disso - mas que podem ser encantadoras, mesmo com tantos segredos para se decifrar.
Um beijo!