domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sssshh..!


Não contem à ninguém pipocos, mas outro dia eu estava folheando- escondida- um livro lindo da minha irmãzinha (ela não gosta que eu leia os livros dela :S), quando me deperei com essa frase:

"Segredos, temos de guardar, mas eles só pensam em escapar." Princesas esquecidas ou desconhecidas, de Lechermeier e Dautremer.

Fiquei um bom tempo refletindo sobre essas palavras, pensando sobre como os segredos caminham junto conosco por toda a vida. E sobre como um segredinho escapado pode fazer uma bagunça enorme.

Todos nós temos algo guardado a sete chaves dentro de nós. Um medo, uma vergonha, um amor, um desafeto. Enfim, qualquer sentimento, comportamento ou fato passado que julgamos ficar melhor quando escondido do mundo.

Muitas vezes, e eu arriscaria dizer a maioria das vezes, esses secrets não ficam enterrados por muito tempo. Isso porque um segredo é como uma dinamite esperando por onomatopéias do tipo POOOOOOW! e CABUUUM! Para explodir basta uma fagulha, uma história em quadrinhos, um episódio do papaléguas ou um post do pulodepipoca. Simples assim.

É o que acontece com alguém que, como eu, gosta de escrever o que vem na cabeça em qualquer folha em branco, atrás do caderno, no guardanapo, papel higiênico, e por aí vai. Sempre há o risco de alguem encontrar um papelzinho desses, e tudo se complica. Já aconteceu comigo.

Como já aconteceu com tantas outras pessoas. Diários secretos violados, votos de confiança quebrados, fofoquinhas cruéis. Tudo isso machuca, e fere dolorosamente não só a privacidade, mas a alma de quem é atingido. Isso independe da gravidade do segredo.

Porém, se você sente a necessidade de contar com alguém, de desabafar aquilo que te aflinge, saiba que pessoas confiáveis existem, só é necessária muita atenção. Provavelmente elas moram pertinho de você, seu pai, mãe, irmão, mas talvez essa pessoa seja alguém que você nem imagina, procure! Com certeza você vai saber que pode confiar quando encontrar.

Bom pipocos, pra finalizar, duas coisas nós temos sempre que ter em mente:
 1- Segredos nossos devem ser confiados à quem realmente goste de nós.
 2- Segredos dos outros tem que ser guardados, independente do quanto eles queiram escapar.

E papelzinhos secretos? Agora eu aprendi a jogá-los na privada e dar descarga. O esgoto não vai contar nada – eu espero.

Beijinhos, Lívia C.B.

Nenhum comentário: