terça-feira, 5 de julho de 2011

Change the voices in your head,


http://www.flickr.com/photos/enyouart/

                                          Make them like you instead.

Nunca estamos satisfeitos conosco, isso é um fato. A insatisfação se dirige as mais diferentes características, a maioria tem relação com a aparência: cabelo, peso, nariz, aaai meu deus, espinhas!

É natural preocupar-se com a nossa imagem, afinal, não há como negar, uma boa imagem facilita a vida.

Eu poderia fazer um post maravilhoso inspirado naquela frase que diz que a beleza interior é a que importa, mas isso seria uma utopia da minha parte. O mundo em que vivemos não é nenhum jardim dos sonhos. Isso aqui é selvageria pura, é sim.

Então, não é só natural preocupar-se com a imagem, como é necessário. O problema é quando a preocupação se torna obsessão, impede qualquer pontinha de felicidade, afasta amizades, adoece.

Não sou nenhuma especialista em comportamento humano, nem vi psicologia na faculdade ainda. Mas sei, dos meus conhecimentos empíricos, que muitas doenças psicológicas podem decorrer dessa insatisfação com a própria aparência.

Quem nunca ouviu falar de depressão, anorexia, bulemia, compulsões, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico?

Eu não vou dizer que as virtudes são o bastante para o mundo, porque não são. Mas elas são o bastante para sermos felizes conosco, e se somos felizes conosco, o mundo parecerá mais compreensivo e as doenças psicológicas estarão um passo mais longe de nós.

Quanto as críticas, elas estarão em todos os lugares e de todas as formas. Por todos os cantos encontraremos aqueles que querem nos diminuir e entristecer. E essa é hora de exercer a arte milenária da indiferença. Apenas ignore.

É impossível ser perfeito. Nós não tivemos nossos genes selecionados, nós não escolhemos o ambiente em que fomos criados, não podemos reformular a nossa vida para que ela seja exatamente como queremos, e isso é bom.

É bom porque perfeição não tem a mínima graça. Imagine, não ter sonhos, ou metas, ou vontade de conseguir ser algo que ainda não somos. Viver realmente não teria sentido nenhum.

Valorize aqueles que vêem perfeição na sua imperfeição, valorize aqueles que te admiram, e te amam, independente do seu cabelo bagunçado, e nariz engraçado. E acima de tudo, valorize a si mesmo e ressalte seu pontos fortes! Apenas deixe de lado os defeitos.

Porque somos perfeitos sendo exatamente imperfeitos. E aí está a beleza da vida!

Lívia C.B.

Obs.: Esse post enooorme é fruto do meu tempo livre longe da civilização, e quanto tempo livre! Agora estou de volta, até logo! :*

Nenhum comentário: